Fundos de investimento são uma ótima alternativa para pessoas que querem sair da poupança e ganhar mais dinheiro com os seus investimentos e melhores ainda para as pessoas que entendem sobre o mercado financeiro.
Foi colocado que fundos de investimento são complicados, mas lendo esse artigo você vai perceber que os fundos são mais simples do que você imagina.
Principalmente em tempos de crise que estamos vivendo, estar em um fundo de investimento permite uma ajuda profissional que aumenta sua rentabilidade mesmo com pouco dinheiro.
Continue lendo o artigo se você está interessado em como funciona um fundo de investimento e se você quer aumentar os seus ganhos nos seus investimentos.
O que são fundos de investimento?
Imagine que você e seus amigos querem muito uma pizza, mas ninguém tem o valor inteiro para uma, então vocês fazem uma “vaquinha” para comprar as pizzas e dividir entre vocês.
De maneira simples é assim que funciona os fundos de investimento.
Todo o dinheiro que é investido forma o patrimônio do fundo que é aplicado por um profissional ou uma instituição seguindo à risca os objetivos pré-determinados.
Porém os investimentos podem ser lucrativos ou não, isso vai determinar a desvalorização ou a valorização das cotas dos fundos que é seu patrimônio.
Por que investir em fundos de investimentos?
Uma das mais importantes é contar com um gestor, um profissional que vai fazer esses investimentos para você. Então se você trabalha fora e tem uma agenda limitada, imagine o tempo que você precisaria para investir.
Apenas os anos estudando sobre como funciona o mercado financeiro e ganhar experiência, comparar os diferentes títulos, montar uma carteira, apurar os impostos, recolher os dados, tudo isso leva bastante tempo.
Então em um fundo de investimento você tem um profissional ou uma instituição a disposição para fazer todo esse trabalho para você. Claro que todos esses trabalhos o fundo cobra uma taxa de administração.
Por exemplo, se você investiu R$2.000,00 em fundo de investimento e o seu lucro foi zero, então significa que você não vai acabar com um valor inicial investido e sim um valor descontado que é a taxa de administração.
Significa que se o seu fundo de investimento ganhar ou perde, você ainda vai ter que pagar essa taxa fixa de administração e outras possíveis taxas como de performance.
Claro que instituições de fundos competentes vão fazer valer a pena uma taxa de administração mais alta ou uma taxa de performance mais alta, afinal seus lucros vão ser mais altos.
Além disso, os fundos permitem que você tem uma diversificação mesmo com pouco dinheiro já que o patrimônio do fundo de investimento nunca está limitado a um só ativo, mas sim em vários ativos.
O passo a passo para começar a investir em fundos de investimento
Agora que você já sabe o que são fundos de investimento e as suas principais vantagens, você precisa saber como começar a investir nessa modalidade e filtrar os melhores fundos para você.
Qual é o seu objetivo com o investimento?
Essa sempre é a primeira parte antes de fazer um investimento, você precisa saber qual é o seu objetivo.
Viajar, acumular riqueza, comprar um apartamento, independente de qual seja você precisa saber para continuar com os próximos passos.
Procure as melhores opções de fundos que se encaixam no seu objetivo
Você pode achar todas as opções em corretoras ou bancos que distribuem fundos, então você deve filtrar as melhores que se encaixam no seu objetivo, olhando a lâmina que mostra o prospecto as principais informações do fundo.
Procure também saber como o fundo se sai em crises e se tem alguma instituição que avaliou positivamente o fundo.
Fique de olho nas taxas do fundo
É hora de analisar o custo benefício do fundo de investimento, olhe suas taxas e verifique se tem outras como de performance, ou até mesmo a liquidez limitada onde você não pode sacar o seu dinheiro a qualquer momento.