O Bitcoin é a criptomoeda mais forte do mercado, em 2020 chegou a cotação de R$31.850,00 para cada Bitcoin. Vamos explicar tudo sobre essa criptomoeda para você aproveitar suas vantagens.
A ideia da Bitcoin foi apresentada em 2008 por um programador com pseudônimo de Satoshi Nakamoto, acreditasse que é o programador é na verdade um grupo de pessoas que usa o pseudônimo
A invenção da Bitcoin já beneficiou milhares de pessoas ao redor do mundo e criou um novo conceito sobre segurança: a blockchain.
O que é Bitcoin?
Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada que começou a tecnologia da blockchain, utilizada para transações ponto a ponto (peer-to-peer).
As criptomoedas não são moedas físicas e sim virtuais, enquanto nós vemos o dólar ou o real em cédulas ou moedas, a Bitcoin e outras criptomoedas são arquivos digitais. Um código.
As transações peer-to-peer são transações que se fazem de um para um, na prática você pode comprar produtos e serviços, contratar pessoas e ser pago com o Bitcoin sem um órgão regulador como o banco central.
A transação acontece somente de um ponto a outro de forma anônima e esse é um dos pontos que fazem a Bitcoin valer tanto.
Por que a Bitcoin vale tanto?
A Bitcoin é um dos itens mais cobiçados hoje em dia, mas houve um tempo que ela valia próximo de $0, afinal o que fez a Bitcoin valer tanto nos últimos anos? Para entender, antes você precisa entender sobre moeda.
Por que moeda em si não tem valor?
A moeda, a cédula que usamos todos os dias não tem valor. Produtos, serviços, coisas tem valor. Essa distinção é muito importante para você entender sobre a Bitcoin.
Nós usamos as células no dia a dia, porque precisamos de algo que todos aceitem para uma troca. Quando você compra um produto, na prática você está dizendo que prefere aquele produto do que seu dinheiro: Uma troca.
Esse algo que usamos para a troca, precisa ser algo difícil de falsificar, que retenha valor e que todos aceitem. A Bitcoin tem tudo isso.
Existe um número limitado de Bitcoins, não existe possibilidade de clonar um Bitcoin e ele retém valor, não gerando inflação, por isso os números recordes todos os anos.
Sem um órgão centralizado
A Bitcoin não pode ser regularizada, ela não passa pelo banco central como todas as cédulas que vemos de cada país. Esse é o segundo ponto que é mais interessante na moeda.
Pelo fato de não possuir nenhum banco central, a Bitcoin não pertence a nenhum país, ou seja, ela é livre para ser aceita no mundo todo, é uma moeda global.
O que facilita muito enviar dinheiro para pessoas de outros países ou pagar pessoas perto de você, uma vez que você não tem um órgão regulador para taxar a moeda de alguma forma e deixar produtos e serviços mais caros.
Blockchain: Como é quase impossível falsificar um Bitcoin?
O Bitcoin usa a tecnologia Blockchain, que nada mais é do que um grande registro de todas as operações do mercado, onde toda vez que uma operação acontece todos que estão na blockchain precisam validar.
Dessa forma é quase impossível falsificar o Bitcoin, já que todos os computadores precisam validar se a informação é verdadeira ou falsa.
Por exemplo, imagina que você falsifica os dados e envia um Bitcoin falso para uma pessoa, todas as outras precisam confirmar que aquela operação é verdadeira, e por não ter aquela transição nos outros computadores, é falsa.
A única maneira de falsifica dados é falsificando 51% dos computadores o que é bem difícil.
Com esse artigo você aprendeu porque investir nessa criptomoeda e todas as suas vantagens em relação as outras, mas lembre-se de estudar muito antes de investir o seu dinheiro.